
Além de seu sabor, a popularidade do grão deve-se também a seus benefícios nutricionais: fonte de carboidratos, proteínas, fibras e minerais, como o ferro e o fósforo. Combinado com o arroz, a dupla fornece aminoácidos essenciais para o organismo. por isso, no mesmo prato, são classificados como "par perfeito".
Como Comprar - Os grãos devem estar limpos, brilhantes e uniformes em relação ao tamanho e à coloração. Observe a data de validade na embalagem e não compre se apresentar buracos ou outras imperfeições.
Como Conservar - Mantenha-o em local seco e protegido de luminosidade. Depois de cozido, guarde-o em pote tampado, na geladeira, por, no máximo, três dias. Se preferir, congele por até dois meses, porém, só leve o alimento para congelar quando estiver em temperatura ambiente, caso contrário sua textura pode ser afetada.
Como Consumir - O feijão-carioca, cozido e temperado, faz parte do cardápio diário do brasileiro. já o preto, preferido nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia, é indicado para feijoada. As regiões Norte e Nordeste utilizam muito o fradinho, sobretudo para elaborar o acarajé e saladas, e o feijão-de-corda sempre-verde na preparação de sopas, caldinho e baião de dois. Nos estados de Mato Grosso, Pará, Goiás e São Paulo predomina o tipo rosinha, que ganha preferência cozido, já que seu grão absorve bem os temperos. os grãos maiores, como o tipo branco, são recomendados também para saladas, além de cassoulet e sopas.

Feijão-roxinho: Presta-se bem para saladas, sopas e como acompanhamento;

Feijão-mulatinho: bom para acompanhamento, embora em algumas regiões seja usado para feijoada;

Feijão-jalo: Ótimo para sopas e saladas;
Feijão-rajadinho ou feijão-verde: Próprio para acompanhamento;
Feijão-canário: Também para acompanhamento;

Feijão-rosinha: Para acompanhamento, um dos tipos mais consumidos. Apresenta grão pequeno e de coloração rosada;


Aposte na versatilidade desse grão para criar pratos saborosos e muito nutritivos ...
Fontes: Embrapa, Nestlé.