A fama da bardana vem de muito tempo: os gregos a utilizavam como medicamento e nos tempos medievais ela era incluída em várias formulações destinadas à cura. Algumas referências sugerem que o seu nome científico "Arctium lappa" deriva do grego "arctos" (= urso) e "lambanô" (= eu tomo), em alusão ao aspecto peludo da planta.
A bardana é originária da Europa, mas tudo indica que o Japão foi o primeiro país a cultivá-la para o consumo mais intenso.A planta, pertencente à família das Compostas, também é conhecida popularmente como erva-dos-tinhosos, pegamassa, carrapicho-de-carneiro e carrapicho-grande. A bardana pode crescer de 50 cm a 2 m de altura e produz um caule robusto, com folhas grandes. As flores, de cor rosa-púrpura, surgem agrupadas em inflorescências (corimbos), os frutos (aquênios) são castanho-avermelhados e a raiz é comprida e carnuda. As raízes e sementes possuem sabor adocicado
No Brasil, a bardana é cultivada com fins comerciais para uso na alimentação, sendo comercializada em feiras-livres e até em supermercados.
As potencialidades da raiz da bardana estão concentradas na casca, tanto que a sabedoria popular afirma que ela não deve ser retirada, para que não sejam perdidas suas propriedades. Para usá-la, é preciso remover bem a terra, escovando-a, mas não descascando-a. Durante o cozimento, a coloração escurece, o que é normal, em razão do ácido tânico, uma substância sem sabor e inofensiva ao organismo. Para evitar esse escurecimento, é só deixar a raiz de molho em água com algumas gotas de vinagre ou limão.
PATE DE BARDANA
Raiz de bardana - 1 unid
Alho - 5g (1 dente)
Cebola - 60g (1 und)
Azeite - 20ml
Cream cheese - 200g
Shoyu - 50ml
Gergelim A gosto
1. Lave muito bem a raiz de bardana com uma escovinha para tirar os resíduos de terra.
2. Corte em fatias finas, sem descascar.
3. Refogue a cebola e o alho picados em azeite e acrescente a bardana fatiada.
4. Regue com um pouco de shoyu e deixe cozinhar até que a bardana esteja macia, mas não molenga.
5- Passe tudo num processador.
6- Despeje numa tigela e acrescente o cream cheese aos poucos, só até dar liga.
7- Prove. Se precisar, ponha mais shoyu, acrescente o gergelim.
8- Leve à geladeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário