6 de jun. de 2011

Brunch


O "brunch" foi criado pelos americanos e, na verdade, serve para definir uma das boas invenções para convidar os amigos para um encontro quase matinal. Depois virou moda nos hotéis, embora o gostoso seja em casa mesmo.
É uma mistura de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço). Funciona com todas as vantagens destas duas refeições, é uma solução mais prática e - sem dúvida - mais original do que o velho e bom almoço de domingo.
Não existe um horário certo para servir o brunch. Ele não sai, mas "fica": a partir das onze da manhã (ou até dez e meia, dependendo do seu horário de acordar) está valendo. A mesa fica colocada e quem for chegando pode se servir a medida que der vontade ou fome. · Vantagens:

- Você não precisa servir a todos, nem correr entre a cozinha e a sala. E aproveita muito mais a conversa e a companhia.

- Por ser um serviço onde cada um se serve, os utensílios são mais simples e práticos.

- Pelas suas características, agrada tanto a vegetarianos radicais quanto gulosos de plantão, ou os loucos por dieta.

- Você não precisa servir alcoólicos - afinal não é aconselhável começar o dia com uma caipirinha ou cerveja estupidamente gelada.

- Serve para todas as ocasiões: batizados (que, em geral, acontecem pela manhã), casamentos, primeiras comunhões, aniversários de pessoas mais velhas (que gostam de almoçar cedo, assim não precisam esperar todos chegarem por volta de duas da tarde).

· Basicamente serve-se tudo o que estamos acostumados a ver em um super café da manhã e alguns pratos quentes de fácil preparo.

- Café, leite e chá (pode se deixar apenas os saquinhos expostos para cada um escolher e fazer o seu).
- Sucos e/ou refrigerantes.
- Pães e torradas em todas as suas variações.
- Um queijo branco ou amarelo.
- Presunto.
- Mel/geléia. Até aqui parece que estamos falando de um café da manhã ou chá comum. Mas a graça começa quando acrescentamos:

- Salaminho ou outros frios fatiados.
- tortas salgadas.
- uma salada de folhas.
- coalhada fresca ou iogurtes.
- mini salsichas.
- esfihas.
- frutas.
- uma torta doce cremosa ou qualquer outro doce como quindão.
Triângulo de Ricota
Ingredientes
1 pct de massa dilo corteda em triâmgulos (cerca de 500g);
1 copo de requeijão cremoso;
1 xicara (chá) de ricota;
2 xicaras (chá) de presunto em cubos pequenos (cerca de 200g);
4 talos de erva-doce picados;
1 ovo.
Modo de Preparo
Abra a massa corte um triângulo. Reserve. Em uma tigela, misture o Requeijãocom a ricota, o presunto e a erva-doce. Recheie os triângulos de massa com o creme de requeijão. Feche com outra parte da massa e passe clara para colar. Pincele a gema, coloque os triângulos em uma assadeira e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado.

Brownie - Ingredientes
chocolate meio amargo - 150g
manteiga - 100g
açúcar - 300g
ovos - 4 und
farinha de trigo (peneirada) - 100g
sal - 1/2 colher
pecan moida - 120g
baunilha - 1 colher (chá)
Modo de Preparo
Em banho maria, dissolva lentamente o chocolate meio amargo com a manteiga.
Desligue o fogo, tire a panela do banho-maria.
Dentro da mesma panela, despeje os ovos, um a um, e de uma leve misturada a cada ovo que for acrescentando. Mexendo só o suficiente para incorporar.
Misture o açúcar. Coloque a farinha aos poucos, mexendo com a colher de pau.
Leve ao forno médio em forma untada (de fundo removível) por 20 minutos.

Foccacia - Ingredientes
Massa
1 tablete de fermento biológico fresco ( cerca de 15g);
1 colher (sopa) de açúcar ;
1 copo de requeijão;
2 e meia xicaras de farinha de trigo;
1/2 colher (chá) de sal;
1/2 colher (chá) erva de sua preferência.
Recheio
1 xicara de rúcula rasgada;
meia xicara (chá) de tomate cereja cortado ao meio;
2 ovos cozidos;
2 latas de atum em conserva
1 colher (sopa) de azeite.
Modo de Preparo
Massa -
Em uma tigela, misture o fermento com o açúcar e acrescente o iogurte. Junte quatro colheres (sopa) de farinha e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Junte o sal, a erva, o restante da farinha e a manteiga e continue misturando. Sove a massa por cerca de 10 minutos ou até ela ficar lisa e homogênea. Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos ou até dobrar de volume. Abra a massa com auxliio de um rolo e coloque em uma assadeira média untada com azeite. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos.
Recheio - Espalhe a rúcula com o tomate cereja, os ovos e o atum sobre a massa assada. Retorne ao forno por cerca de 5 minutos. Sirva regada com o azeite.


É claro que todos estes pratos não são necessários. A escolha é sua. Como eu disse, você não é obrigado a servir alcoólicos. Porém, se quiser não tem o menor problema. Principalmente se a reunião se prolongar até mais de cinco da tarde. Neste momento, é super elegante servir um vinho espumante. Cai bem sempre. Como aliás qualquer boa cerveja. Que, de resto, pode começar a circular gelada sem problemas depois da uma da tarde.








Fonte: Nestlé, Cláudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário