15 de jun de 2011

A Gastronomia nas Festas Juninas... Julhinas...

"Um dia uma pessoa que não gostava da outra por pura inveja resolveu enviar-lhe uma caixa de estrume, isso mesmo, acredite se quiser!

A pessoa que recebeu o “regalo” tratou de encomendar um bouquet de rosas belas e perfumadas e enviar à outra com um bilhete delicadamente escrito.

Qual não foi a surpresa da pobre ao receber o lindo bouquet da pessoa que invejava e ler o bilhete que dizia:



“Cada um dá aquilo que tem”.

Por isso, quando você tiver que receber em sua casa alguém que lhe inveja, quebre o mau-olhado com essas doces receitas.

Adoce a vida de quem é amargo porque no final das contas a inveja dos pobres de espírito é que faz a nossa fama. "

Receitas

Bolo de pinhão
Ingredientes:
1 xícara (chá) de manteiga
1 lata de leite condensado
4 gemas
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de pinhão cozido, descascado e moído
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 claras em neve
Glacê
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de Preparo:
Massa:
Bata a manteiga até ficar macia. Aos poucos, despeje o leite condensado até obter um creme. Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, o sal, o pinhão, a farinha, o fermento e, por último, misture delicadamente as claras em neve. Coloque a massa em uma assadeira untada e leve ao forno por 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.
Glacê:
Em uma panela, coloque o açúcar, o suco de limão e 2 colheres (sopa) de água quente. Leve ao fogo e mexa até obter uma mistura homogênea. Desenforme o bolo e cubra com o glacê.

Bolo de pé-de-moleque
Ingredientes:
2,5 kg de mandioca
600 g de rapadura
200 de manteiga
1/2 xícara (chá) de café em infusão
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de especiarias (cravo-da-índia, canela e erva-doce)
1 caixinha (200 g) de leite de coco
1 xícara (chá) de castanha de caju picada grosseiramente
2 colheres (chá) de manteiga
30 castanhas de caju para decorar
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Lave a mandioca, descasque e lave novamente. Parta a mandioca ao meio, elimine o filamento central e corte-a em pedaços. Coloque no processador e bata, aos poucos, até obter uma pasta ralada. Transfira para uma tigela. Parta a rapadura em pedaços pequenos e coloque numa panela. Adicione 6 colheres (sopa) de água e leve ao fogo. Cozinhe por 6 minutos, ou até a rapadura derreter. Retire do fogo e despeje sobre a massa da mandioca. Junte a manteiga (reserve 3 colheres de chá). Mexa vigorosamente ou até ficar homogêneo. Adicione o café, o chocolate, as especiarias, o leite de coco e as castanhas de caju. Misture com um pão-duro até ficar homogêneo. Com a manteiga reservada, unte uma assadeira de 28 cm x 40 cm e despeje a massa. Leve ao forno por 1 hora, ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno, espere amornar, desenforme e corte em 30 pedaços. Decore com a castanha de caju.




Arroz-doce ao perfume de flor de laranjeira


Ingredientes:
1 xícara de arroz lavado e escorrido
4 xícaras de leite
1 lt de leite condensado
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
1 colher de sopa de canela em pó
Modo de Preparo:
Numa panela, coloque o arroz e o leite, misture, leve ao fogo alto e deixe ferver. Reduza o fogo para brando e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau para a mistura não grudar no fundo da panela, por cerca de 50 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o leite condensado e a água de flor de laranjeira, misture bem e tire do fogo. Coloque o arroz-doce numa travessa, polvilhe com canela e sirva.


Queijadinha
Ingredientes:
1 xícara (180 a 200g) de açúcar
6 ovos
1 xícara de manteiga
1/2 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara queijo mineiro curado ralado
100g de coco ralado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Modo de Preparo:
Coloque em uma batedeira o açúcar e os ovos e bata por 5 minutos, até que fique bem cremoso. Junte a manteiga e bata por mais 5 minutos. Adicione o leite e misture bem. Junte a farinha e bata até obter uma massa lisa. Em seguida, coloque o queijo, o coco e o fermento. Misture bem e coloque as queijadinhas em forminhas de papel (dentro de forminhasde alumínio). Leve ao forno médio preaquecido por 30 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário