27 de out de 2011

COUSCOUS MARROQUINO







Recebi esse pequeno "mimo" de uma grande prima Daniele Muniz também grande apreciadora de um bom prato.... Então vamos la !!!

O nosso cuscuz deriva do “cous cous” africano, que surgiu na região do Magreb (que compreende Tunísia, Marrocos e Argélia). O prato existe desde a época dos berberes, primeiros povos que habitaram o norte do continente. Há registros de que o cuscuz já era preparado dois séculos antes de Cristo.

Não há registros precisos sobre como o cuscuz se espalhou pelo mundo e se tornou uma receita tão querida e popular. Uma das hipóteses é a de que o prato teria chegado à Europa com a invasão muçulmana à Península Ibérica, no século XIII. Livros de receitas da época comprovam a assimilação. De lá, os judeus sefarditas europeus, tendo incorporado o cuscuz à mesa, levaram o prato para os locais em que se exilaram, como Itália e Oriente Médio, após serem expulsos da Península Ibérica, em 1492, na época da Guerra Santa.

Para outros autores, o cuscuz teria chegado antes na Sicília. A localização geográfica dessa ilha italiana, muito próxima da costa africana, principalmente da Tunísia, torna muito viável essa teoria. Os sicilianos se agarram com força e muito prazer à tradição. Todo o ano, na cidade de San Vito Lo Capo, realiza-se a Cous Cous Fest, em que são convidados países que tem a cultura do cuscuz. O objetivo é reunir as receitas representativas no mundo.

A SEMOLINA É MUITO VERSÁTIL POIS ACEITA OS MAIS VARIADOS INGREDIENTES E INTERPRETAÇÕES, SENDO SUA ARTE-FINAL INVARIAVELMENTE BATIZADA COM O NOME DE SUA ORIGEM : COUSCOUS MARROQUINO. CONFIE NO SEU CARÁTER; SIRVA-O SEM MEDO QUENTE OU FRIO; COMO ENTRADA, ACOMPANHAMENTO, PRATO PRINCIPAL E ATÉ SOBREMESA. FAÇA AINDA MAIS AROMÁTICO COLOCANDO ANIZ ESTRELADO, CARDAMOMO, CRAVO, CANELA E FIGOS; COM CAMARÕES PEQUENOS, COENTRO E CÔCO OU SIMPLESMENTE PURO COM CALDO DE LEGUMES .


Vou preparar esse "mimo" e futuramente posto as fotos e a receita aqui no blog ....

Se você tiver alguma historia ou uma receita de couscous marroquino mande junto com a foto que publicarei aqui também ...

Um comentário:

  1. Acabou q "doei" o couscous e não comi. Tomei no "couscous"...rsrsrs...
    Bjo.
    Guia Daniele Muniz.
    www.ecoralph.com

    ResponderExcluir