16 de mar. de 2010

RISOTO DE FRUTOS DO MAR


Risoto

"A palavra risoto tem origem no dialeto lombardo-piemontês significando “sopa enxuta”. Mas em italiano é na verdade um diminutivo, “arrozinho”. Esta preparação de origem italiana corresponde à uma iguaria cremosa, onde o tipo de arroz utilizado permite a liberação do amido na medida certa para que os grãos fiquem juntos, cremosos, mas sem empapar pois os grãos não ficam encharcados. Um dos mais utilizado é o arroz “arbóreo”, que serve para todos os tipos de risotos. Tem grão médio, de coloração levemente amarelada e é o mais indicado para fazer risoto, pois contém grande quantidade de amido e, em decorrência disso, permanece com a parte central firme, mesmo depois de um longo cozimento. Não se deve lavar o arroz para evitar que esta característica dos grãos se perca. E o caldo deve ser adicionado aos poucos para que chegue ao ponto certo. O risoto “al dente”é aquele que se mantém cremoso, sem partir os grãos de arroz".

INGREDIENTES
300 g de arroz italiano

200 g de peixe (pintado ou badejo)

200 g de lula (cortada em aneis)

200 g de camarões (frescos e limpos)

200 g de marisco (sem concha)

3 tomates concasse

1 cebola (picada)

3 dentes de alho (bem picados)

1 colher de sopa de manteiga

salsinha (picada a gosto)

azeite extra virgem

1 copo de vinho branco (seco)

caldo de peixe (ou de legumes)


PREPARO


Numa panela refogue a cebola e o alho no azeite. Junte as lulas e rofegue por 5 min.


Acrescente o arroz, coloque sal e mexa. acrescente o vinho. Deixe evaporar.


Junte o tomate, os camarões, o marisco e o peixe, mexa e mantenha o cozimento por cerca de 10 min, mexendo de vez em quando e adicionando o caldo de peixe sempre que necessario (Aqueça o caldo em uma panela separada e deixe-o ferver, vá acrescentanto o caldo aos poucos, uma concha de cada vez, sem que essa cubra todo o arroz, e mexa até evaporar por completo. Faça isso até que o caldo acabe, ou vá provando o arroz para ver o ponto)


desligue o fogo, adicione a salsinha e a manteiga e misture bem...




2 comentários:

  1. Hm, esse risoto de frutos do mar parece delicioso!

    Entrou na minha lista de receitas a preparar.

    Obrigada por compartilhar! :)

    ResponderExcluir
  2. CARLADUC, eu sou suspeito a falar, amo frutos do mar, e esse risoto fica relmante maravilhoso, faça sim que vc vai adorar !!

    ResponderExcluir