22 de abr. de 2010

Celdom Gourmet / Chef Cris Leite


Nessa minha incansável busca por tudo relacionado à gastronomia (sites, revistas, blogs etc...) há algum tempo conheci uma nova fonte do saber para estar sempre atualizado e aprender cada vez mais e mais... Essa nova fonte é o twitter (já conhecido por todos).

Procurando pessoas, profissionais, chef de cozinha para seguir, em certo momento li um post que mandava “boa noite a todos e beijos temperados” achei engraçado, simpático, e vi que essa pessoa se chamada chef Cris Leite, rapidamente passei a segui-la no twitter e também em seu blog... A principio (tímido q sou) fiquei com vergonha de falar com ela, tomei coragem certo dia e mandei um “boa noite chef” achando q ela nem fosse ler (muito menos responder), para minha surpresa alem de ler ela me respondeu... E mais ela também me segue no meu twitter (eu um estudante engatinhando ainda na gastronomia)... Uma pessoa muito gentil, com uma enorme experiência na área, trata desde chefs a estudante de igual para igual, sempre que eu escrevo em meu twitter alguma duvida La esta ela sempre disposta, oferecendo sua ajuda ...

Aprendo muito com as ajudas dela e em suas receitas, ate que participei no twitter de uma “promoção relâmpago” da Celdom Gourmet e o premio era uma inscrição para uma aula da Chef Cris leite. Pronto estava ai a oportunidade de conhecer essa Chef que eu já admirava e seguia seu twitter, seu blog, aprendia já algum tempo muito com ela.
La fui eu no dia seguinte para aula da Chef, fiquei muito, muito feliz em conhecer e ter a aula com ela. A aula era “Cozinha da Bahia I” ela ensinou uma deliciosa moqueca baiana, caldo de peixe, pimenta baiana. Isso tudo “regado” com muitas dicas super valiosas e “pulo do gato”, simplesmente fantástica a aula. O sabor das maravilhas ensinadas e preparadas pela Chef??? Posso dizer que foi um espetáculo a parte, teria que escrever mais alguns parágrafos para descrever o sabor e todo aprendizado que tive naquele dia.

Cozinha da Bahia por Chef Cris Leite

“A comida baiana é plural, rica e variada. Suas delícias são as mais cantadas em prosa e verso. Entre os ingredientes que dão sabor a esses pratos maravilhosos estão o azeite de dendê e as pimentas.
Uma das preparações mais saborosas desta culinária é a moqueca prato de origem indígena. A moqueca era preparada pelos índios numa grelha de varas ou com folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado de moquém). Com a chegada dos africanos, o prato ganhou o tempero do dendê e do leite de coco.
A culinária baiana é simples, tradicional, temperada e saborosa.”


Chef Cris Leite - Formada pela Estácio de Sá. Consultora Gastronômica do Hotel Le Canton, Professora de Cozinha Brasileira do Senac Rio, do curso de Pós-Graduação em Gastronomia da UNESA e do Celdom Gourmet. http://www.chefcrisleite.com/

Celdom Gourmet - Espaço moderno e equipado para cursos de culinária, degustações, jantares harmonizados.
http://www.celdom.com.br/celdomgourmet/











PS. No próximo post passo a receita dessa deliciosa moqueca e coloco mais fotos !!!







Um comentário:

  1. Nossa Marcus! Me emocionei agora! A cozinha me proporciona mts encontros legais, vc é um deles! Obrigada pelas palavras carinhosas! Conte comigo na sua caminhada, ok? Beijos temperados com emoção Cris

    ResponderExcluir