12 de jun. de 2011

Le Cordon Bleu abre escola no Rio de Janeiro

Le Cordon Bleu (fita azul, em francês)



A origem da escola vem da L'Ordre des Chevaliers du Saint Esprit, uma elite de cavaleiros franceses que foi criada em 1578. Cada membro era recompensado com a Ordem do Espírito Santo, a qual suspendia uma fita azul. De acordo com a história, o grupo ficou conhecido por seus banquetes extravagantes e luxuosos, conhecidos por sua vez como "cordon bleu". Enquanto esses jantares foram abolidos pela Revolução Francesa, o nome permaneceu sinônimo de excelente comida. Outra teoria diz que fita azul tornou-se sinônimo de excelência, sendo mais tarde aplicada em outros campos, como a culinária. Em 1895, em Paris, foi aberta a primeira escola, que rapidamente se tornou uma das melhores escolas de culinária do mundo.

"Aula de gastronomia com grife"

A primeira filial da famosa escola de culinária francesa já tem data para desembarcar no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.

O local escolhido foi um prédio público em Botafogo, na zona sul da cidade, que já está em reformas. A expectativa é que as aulas tenham início no primeiro semestre do ano que vem e que até o final de 2012 já tenha sua primeira turma formada!

Professores da escola parisiense e de outras filiais serão tranferidos para o RJ para dar início ao curso, que seguirá os mesmos moldes da escola francesa com duração de 9 meses, divididos em 3 módulos: básico, intermediário e superior, tanto de cozinha como de confeitaria.

No fim deste mês,desembarcam no Aeroporto Tom Jobim representantes da Cordon Bleu, Na bagagem, devem trazer a minuta do contrato que será firmado com o governo do Estado para a abertura da primeira unidade da instituição no Brasil. O Rio vai ceder imóvel em Botafogo e, em contrapartida, estudantes carentes da rede pública devem ter direito a cerca de 20% das vagas. O chef francês Roland Villard, do Le Pré Catelan, será um dos professores. “Mesmo com a adoção da técnica francesa, não se pode deixar de valorizar a gastronomia local. É assim em todos os países onde a Cordon Bleu está presente”, diz Villard, que prevê para o início de 2012 a abertura dos cursos. Outros estrangeiros serão convidados a dar aula na Cordon Bleu do Rio, cujos cursos devem ter duração de nove meses. A escola francesa também oferece formação em hotelaria e administração de restaurantes. Ainda não foram definidos os valores. Na França, um curso completo chega a custar R$ 80 mil.










Fonte: ISTOÉ

5 comentários:

  1. Meu nome eh Jessica Ambar, sou estudante da Cordon Bleu Culinary College em Orlando, Florida nos Estados Unidos e me formo Dezembro deste ano 2011. Estou de malas prontas de volta para o Brasil e surpresa e feliz de saber que a Cordon Bleu abre uma escola e na minha cidade. Esterei morando no Rio de Janeiro e espero esta em contacto. Estou tentando estagio em alguns restaurantes pois estarei fazendo meu externship antes de me formar ja ai no Brasil/Rio de Janeiro. Adorei! Meu email para contacto jessica.ambar@my.orlando.chefs.edu ou jessambar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcus,
    Meu nome é Liciana, estive no Rio e descobri esse curso, então procurando na net achei seu blog. Estou super interessada em faze-lo, mas não estou conseguindo obter informações a seu respeito. Liguei na Faetec e lá ninguém nem sabe que terá esse curso, estou querendo voltar ao Rio em Novembro para tentar alguma informações, tipo, quando terá inscrições, qual o valor do curso, quando irá começar, um telefone para que eu possa me informar melhor.... Queria te pedir que se souber de algo, por favor me dê uma luz, me indique um caminho, esse curso sempre foi um sonho.
    Te agradeço desde ja.
    Liciana Pinheiro
    Email: nanapinheiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcus adorei o seu amor à arte de cozinhar, meu nome é Mayara e desde pequena adoro cozinhar, meu maior sonho é poder cursar gastronomia!!! Vi que a Le Cordon Bleu RJ irá ceder 20% das vagas à rede pública e gostaria de saber se apenas para estudantes cariocas, resido em Sp capital, fiquei enlouquecida quando li isso, me responda se possível, adoraria a oportunidade de estudar lá.....pois não tenho condições financeiras para pagar uma faculdade aqui em SP.....me responda no meu e-mail pessoal por favor: yaya_oliver@hotmail.com.....obrigadaaa pela oportunidade que seu blog proporciona de estar mais próximo desde mundo incrível que é a GASTRONOMIAAA

    ResponderExcluir
  4. Me interesso no curso e gostaria, se possível for, por favor, que alguém me enviasse algum tipo de informação. O meu e-mail é hr.karina@gmail.com

    Muito obrigada e sorte a todos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,estou vivendo no Rio de Janeiro.E gostaria de saber um telefone da Escola Le cordon bleu aqui no Rio. Por favor me manda um contacto.Quero muito estudar nessa escola.Obrigada Virna Lisi.Meu email- viripa2005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir