10 de mar. de 2010

FLOR DE SAL


Diz a lenda que a flor de sal começou a ser extraída pelos celtas no início da Era Cristã. Em tempos modernos, os franceses são os responsáveis pela disseminação, em restaurantes de alta gastronomia, vale ressaltar, desses delicados cristais de textura crocante e sabor que lembra violeta.


A flor de sal é um dos tesouros da gastronomia francesa. Com grãos irregulares, textura crocante e sabor delicado, ele é um condimento especial para finalizar pratos, principalmente em saladas, constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. Estes cristais, se não fossem colhidos, acabariam por se depositar no fundo, produzindo então o sal marinho vulgar. A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo.

Utilização: A flor de sal é rica em magnésio e em oligo-elementos. Seu gosto é bem mais delicado que o sal fino. Assim, a chance de salgar uma preparação utilizando a flor de sal é muito menor do que se utilizarmos o sal fino. Além disso, ela dá uma crocância à preparação que é muito interessante na boca. Na preparação de saladas, carnes, aves e peixes. Acrescente um pouco no prato antes de levá-lo à mesa, pra aproveitar da sua qualidade de atribuir uma crocância às preparações.

Aconselho a todos, vale muito apena, aqueles que ainda nao conhecem essa maravilha que é a flor de sal, experimentem pois teráo uma sensação indescritivel ao saborear um prato finalizado com a flor de sal

Ainda pouco usado aqui no país. Isso por enquanto. Afinal, a empresa Cimsal, localizada no Rio Grande do Norte, já produz a iguaria. Seu preço médio é de R$ 15 e pode ser encontrado no varejo em potes de 150 e 350 gramas.

No Rio de Janeiro a Flor de Sal Cimsal é distribuído diretamente pela Tilintar.


Tilintar - Sr. FlorianoRua Marechal Cantuária, 18 – Sobrado - Urca – Rio de Janeiro
(21) 2543-1271 (21) 8845-9210

Nenhum comentário:

Postar um comentário