17 de jun de 2010

ARROZ DE BRAGA


ARROZ DE BRAGA

O arroz pode até levar o nome de Braga, uma cidade ao norte de Portugal, mas o fato é que, por aquelas bandas, os garçons morrem de rir todas as vezes que algum brasileiro pede o prato em um restaurante. Em Braga, ninguém conhece o arroz de Braga! Há até uma piada que diz: "Há arroz em Braga, mas não Arroz de Braga". A origem mais provável do nome dessa receita é a seguinte: um senhor português veio para o Brasil e começou a fazer um prato em seu restaurante muito comum das terras lusitanas, o arroz de pato à moda de Braga. Mas, por aqui, o pato não fez lá muito sucesso no paladar brasileiro e o dono da receita decidiu modificá-la, trocando o pato por frango e lingüiça. Não se pode afirmar com certeza que essa receita seja de origem portuguesa. O mais correto é que ela tenha inspiração em um costume da cozinha lusitana. Antigamente, famílias portuguesas aproveitavam o que sobrava do cozido do dia anterior e faziam um risoto, adicionando alguns legumes.


INSUMOS

QUANTIDADE

Água

440 ml (2 xícaras)

Caldo de carne

440 ml (2 xícaras)

Toucinho fumado (picado)

100g

Linguiça

150g

Paio

1 und

Cebola (brunoise)

200g

Sobrecoxas de frango

4 und

Óleo

40ml (2 colheres)

Arroz

400g (2 xícaras)

Repolho

130g (1 und peq.)

Tomate (brunoise)

160g

Sal

A gosto



PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

1. Corte a linguiça e o paio em rodelas e reserve.

2. Aqueça o óleo, frite nele o toucinho e junte o frango, fritando até ficar bem dourado.

3. Acrescente o paio e a linguiça e frite mais um pouco. Junte o arroz previamente lavado e seco e deixe refogar durante alguns minutos.

4. Despeje o caldo e a água a ferver e quando levantar fervura acrescente o repolho cortado em pedaços grandes e o tomate.

5. Diminua o fogo e deixe cozinhar durante aproximadamente 15 minutos, até que a superfície apareça seca.

6. Abafe a panela e deixe descansar 10 minutos antes de servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário